Diferença entre guarnição e sangramento

Terminologia

Quando os laboratórios de impressão e as empresas de álbuns descrevem como os arquivos devem ser dimensionados, muitas vezes usam termos como "aparar" e "sangrar". Os dois conceitos são semelhantes, mas diferentes. É importante entender a diferença para que possamos preparar corretamente os arquivos de divulgação se você estiver projetando um álbum de tamanho personalizado. Se você escolher uma predefinição para uma das empresas de álbuns disponíveis, as informações contidas neste artigo não lhe dizem respeito. 

A diferença entre os dois conceitos pode ser difícil de entender, mas a idéia mais importante a entender é que tanto "aparar" quanto "sangrar" falam de uma área do espalhamento que será cortada após a impressão.

  • Bleed é a "área extra" que os laboratórios pedem para ser acrescentada a um projeto, que pretendem cortar após a impressão.
  • Trim é a parte da imagem que é cortada.

Todas as pastas do álbum são aparadas (cortadas) após a impressão. Algumas empresas de álbuns pedem para adicionar "extra" para contabilizar o corte; o extra é chamado de "sangramento". Outras empresas não pedem para adicionar a quantidade extra ao redor das bordas, mas informarão quanto será aparado; estas empresas normalmente mencionam apenas "aparar" e não sangramento.

Em SmartAlbums

Em SmartAlbums, somente o termo "trim" é usado. O campo Output Dimensions (Dimensões de saída ) na janela Custom Size (Tamanho personalizado ) determina o tamanho final da página que será enviada à empresa do álbum para impressão. Os campos Trim não afetam o tamanho de saída das pastas; eles afetam apenas onde a guia de corte vermelha é exibida durante o design e a centralização das imagens em uma página.

Exemplo visual

Para dar mais sentido a tudo isso, abaixo, há um gráfico que descreve como dimensionar seu álbum, dependendo se o laboratório de impressão usa a terminologia "sangrar" ou "aparar". Vejamos um exemplo de um álbum 10x10. 

  • Lado esquerdo: o laboratório de impressão está pedindo uma hemorragia de 1/2 polegada. O laboratório pode se comunicar para "Fornecer espátulas de 20x10 polegadas com uma hemorragia de 1/2 polegada".
  • Lado direito: o laboratório de impressão está pedindo uma guarnição de 1/2 polegada. O laboratório pode se comunicar para "Fornecer espiras de 20x10 polegadas com 1/2 guarnição".

Nota: O exemplo abaixo cobre o cenário mais comum, onde não há corte nas bordas internas das páginas. Pergunte a seu laboratório de impressão se o álbum que você está imprimindo está aparado nas páginas internas (perto do centro do álbum). Se for o caso, por favor, reveja também o artigo sobre Recorte interno e preenchimento de sangramento.

Conceito errado comum

Alguns fotógrafos podem assumir que mais da imagem é preservada na versão que usa a terminologia "Bleed", e que na versão "Trim" você perde mais da imagem. Em outras palavras, no exemplo acima, um fotógrafo pode supor que no exemplo "Trim" (lado direito do gráfico) mais do noivo deve ser cortado no álbum impresso. No entanto, esta suposição é falsa.

A chave é lembrar que em ambos os casos a mesma quantidade exata (1/2 polegada) é cortada. A única diferença é que à esquerda uma 1/2 polegada é cortada de um spread 21x11, e à direita uma 1/2 polegada é cortada de um spread 20x10. Em outras palavras, um spread é 21x11 e outro 20x10, mas ambos contêm a mesma foto exata e ambos perdem 1/2 polegada na fase de corte.

Perceba que no exemplo à esquerda onde usamos a terminologia "Bleed", o laboratório poderia optar por usar a terminologia "Trim" para comunicar as mesmas medidas exatas. O laboratório poderia dizer "Submeter a nós spreads que são 21x11 polegadas, e nós cortaremos 1/2 polegada de cada lado". Em outras palavras, estas duas afirmações comunicam as mesmas especificações exatas:

  • Declaração 1: "Submeter espiras de 21x11 polegadas; 1/2 polegada é a guarnição".
  • Declaração 2: "Submeter pastas de 20x10 polegadas; adicionar sangramento de 1/2 polegada".

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato conosco Contate-nos